domingo, 24 de maio de 2009

Receitas

Carne com cerveja preta.

Domingo. Chuva. Final de mês. É, hoje realmente não é um dia legal pra comer fora, por isso resolvi criar uma nova categoria no tô brocado. A partir de hoje, vou postar algumas receitas. A proposta da nova categoria é trazer receitas simples, coisas fáceis de serem feitas e, se possível, divertidas. Nada de ficar sete dias no fogo. Deixa a maniçoba com a vovó.


A primeira receita junta duas coisas muito boas: carne e cerveja. É bem fácil de fazer, você não vai sujar muita louça e ainda vai impressionar o pessoal de casa. Visualmente o prato é parecido com um filé ao molho madeira, mas o sabor é diferente, é um pouco mais adocicado. A alcatra com cerveja preta pode ser feita pra almoço ou jantar e é muito bem acompanhada com cerveja, é claro.



Vamos ao ingredientes:

500g de alcatra;

1 cerveja preta (long neck);

1 pacote de sopa de cebola;

1 vidro de champignon


Compre uma alcatra magra e fresca, corte em pedaços pequenos como se fosse fazer strogonoff. Ah não sabe comprar carne? Calma, vai lá na boutique da carne que eles ajudam. Em um panela rasa, como uma frigideira, frite a carne.Cuidado para não acumular muita água, mas se isso acontecer, não se preocupe, pois não vai interferir no sabor do prato. Reserve a carne.


Misture a garrafa de cerveja preta com o pacote de sopa de cebola. Opa! Vamos fazer uma pausa na receita para esclarecer alguns detalhes muito importantes que podem determinar o sucesso do prato. Existem dois tipos de cerveja preta: a primeira é feita com malte torrado, é o mesmo malte que faz a cerveja pilsen (aquela de cor amarela, a famosa loira) só que, como é torrado, acaba ganhando uma coloração escura, além disso, a cerveja fica com um sabor bem mais amargo que o normal. A marca mais famosa é a Caracu. O outro tipo de cerveja preta é feita com malte naturalmente escuro, ou seja, o sabor é natural, mais doce e mais agradável. Esse tipo de cerveja tem o nome de Malzbier. A mais famosa é da Antártica. É esse segunda que é usada na receita. Nunca, repito, nunca use a Caracu na receita. Importante também lembrar que existe a sopa de cebola e o creme de cebola. A nossa receita leva SOPA de cebola, nunca use o creme de cebola, risco fatal para a receita.


Voltando à receita: depois de dissolver a sopa de cebola na cerveja, reserve. Numa panela média, (peça pra alguém que entenda de cozinha uma panela pra fazer sopa) esquente um fio de azeite e coloque a carne frita, quando ela começar a chiar, despeje a mistura de cerveja e sopa de cebola, espere levantar fervura, isso vai levar uns cinco minutos. Não se preocupe com o álcool da cerveja, ele vai evaporar com o calor. Quando levantar fervura abaixe o fogo e coloque o champignon e deixe uns 3 minutos até o champignon pegar o gosto do molho.


Pronto! Agora, é só servir com arroz branco e batata palha.


Se você não tem muita intimidade com a cozinha, não percebeu que a receita não leva sal ou qualquer outro tempero. Isso porque a sopa de cebola já vem com o sal e temperos na medida para a receita, por isso, não se empolgue de jogar molho shoyu ou qualquer outro tempero.


A receita é fácil e muito saborosa. Façam e depois digam a opiniões de vocês. Tenho certeza de que o prato vai agradar e muito.


Bom apetite!

Um comentário:

Carol Saboia disse...

Nossa! Adorei essa nova categoria! E olha que ñ sou nada amante da cozinha (exceto do produto dela! rsrsrs).
Vou testar em casa!

P.S: Ótimo blog!