segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Santa Orgânica

Gastronomia funcional...

Ei! eu estou vendo essa careta! pare de fazer. Deixe o seu preconceito culinário de lado. Às vezes deixamos de comer delícias por simples desconhecimento. Lembra quando a tua mãe dizia "Mas tu nem provaste! Prova primeiro, depois tu dizes se gosta ou não". Pois é, essa é a pegada do "Santa Orgânica".



Não se assuste com o slogan "gastronomia funcional" que eles usam. O restaurante serve "comida normal", mas - e aí é que a coisa fica legal - eles têm uma preocupação com a saúde de quem come. O restaurante não serve comida com glúten, nem lactose, e ainda tem opções veganas. Se fosse só isso, já estaria ótimo, mas eles vão além.

O menu segue a sazonalidade agrícola, assim, os pratos são feitos sempre com os ingredientes da estação, tudo sempre fresquinho. Eles seguem um modelo de negócio mais humanizado. Tem a preocupação de comprar, a maioria dos seus produtos, de pequenos fornecedores locais, que produzam sem agrotóxico. Sempre pensando na saúde, mas sem deixar de lado o sabor.

O restaurante é novo, está funcionando há poucos dias. Ainda não está lotando, aproveita e vai logo lá! Ficou bem claro pra mim a preocupação que o restaurante assumiu com o bom atendimento. Os garçons são super educados, e a chef te recebe com um sorriso sincero. Tudo é muito bem pensado no espaço, é um lugar bonito.







Quando olhei o cardápio, minha intenção era fazer um lanche rápido, como um quiche ou algo do gênero. Mas os pratos me chamaram tanto a atenção, que resolvi pedir algo mais substancial. Que bom pra mim! rsrsrs. Pedi um risoto de shitake. Sempre que um cardápio oferece risoto de shitake eu experimento. Eu uso o prato como referência para testar a qualidade, sério. Eu uso o parâmetro de comparação com o meu risoto de shitake que, modéstia à parte, é uma delícia. Se o risoto do lugar for bom, pode ter certeza que as outras coisas não vão decepcionar. E o do Santa Orgânica é uma delícia. Tudo muito gostoso, o arroz no ponto certo, bastante shitake, (nada mais broxante que pedir um macarrão com camarão e só vir 3 camarões, por exemplo), tempero na medida, apresentação impecável!



Eu tenho um amigo que usa uma frase muito legal: "Cogumelo é o bacon do vegetariano" rsrs. Claro que não dá pra fazer essa analogia direta, é só uma anedota de cozinha que falamos entre uma taça de vinho e outra, mas o status do cogumelo é nesse nível. Eu dou uma importância grande pro cogumelo, né? rsrs Pois é, por isso fiquei tão feliz com o Santa Orgânica e seu risoto.

Além do risoto, comemos quiche. Muito gostoso. Destaque especial para a massa. Leve, firme e deliciosa. Não perguntei a receita para a chef, mas como o restaurante não serve glúten, imagino que seja receita própria ou especial. A coisa que mais salta ao olfato na quiche é o cheiro da massa. Quando o garçom serviu o prato, imediatamente um aroma de biscoito Passatempo (sim, aquele mesmo, recheado) dominou meu olfato. Comi esperando algo doce, mas não tem nada disso, é só o aroma de um dos ingredientes que sobressai aos outros.



A casa oferece também sucos naturais muito bons. Tomei o de frutas vermelhas.



A cozinha é comandada pela chef Michelly Murchio, jornalista e ex-apresentadora de TV. Ela largou as pautas e reportagens pra se dedicar às panelas. Transformou o amor à culinária em profissão e negócio, por isso que tudo lá é feito com amor ♥.

O restaurante fica na av. Gentil Bittencourt, bem próximo do museu Emílio Goeldi. Os preços são honestos, nada muito caro. O meu risoto, que veio em uma porção bem generosa, foi R$34, o quiche foi R$10. O restaurante aceita todos os cartões. Os abraços são grátis.


Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 1575, entre Alcindo Cacela e 14 de Março
Cartão de crédito: Sim
Site: santaorganica.com.br
Facebook: Perfil
Telefone: 091 2121-6222
Funcionamento: Terça a domingo - a partir das 19h

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei do ambiente e ingredientes das comidas😄