segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Combu da Amazônia

"Olhando belem enquanto uma canoa desce um rio..." é um trecho da linda música, "Olhando Belém", do Nilson Chaves. Não sei em que momento ele se inspirou pra fazer essa parte da letra, mas aposto um almoço, que foi no Combu.



Pra quem não é de Belém - ou pra quem é daqui e nunca se deu ao trabalho de olhar um mapa da cidade - Belém é uma península. Muita água por quase todos os lados, inclusive por cima. O problema é que a ocupação desordenada da "orla", faz com que a gente pouco veja a água. Só é permitido esse privilégio em alguns poucos pontos da cidade (tirando Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, é claro).

Por isso é tão distante do imaginário da maioria das pessoas os nossos rios. Fora os abastados, com seus jet-skis e lanchas, poucas pessoas imaginam como forma de passeio, em Belém, o rio Guamá. Já ouvi até alguém dizer que "isso é programa pra turista". Que pena! Estamos perdendo um passeio incrível!

E o mais legal é que o rio te leva a lugares lindos. São várias as opções de deslocamento, umas bem distantes, e outras bem aqui pertinho, nem precisa de binóculo pra ver ☺. Uma dessas opções mais próximas é a Ilha Combu.

É uma ilha que fica bem em frente a Belém. Ela não é a outra margem do rio, como muitos pensam, a outra margem do "rio" (na verdade é uma série de rios e baías) fica em Macapá. Eita, riozão!

A parte mais "turística" da ilha, conta com alguns restaurantes. Eles ficam às margens do rio, olhando Belém.

Pra chegar lá é bem simples. Você pode pegar um barco na praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, e atravessar. Mano, pega a Alcindo Cacela direto, até o final, não tem erro. Os barcos saem a toda hora. Lotou, partiu.

Ao chegar do outro lado, o barco vai fazendo parada em todos os restaurantes, escolha o seu e desça. A passagem é 4 reais.

São várias opções, escolhemos o Combu da Amazônia.



O restaurante tem como carro chefe a comida típica de Belém, ou seja, peixe. O cardápio é variado, opções pra todos os gostos. Mas o destaque são os pescados.

Escolhemos pra começar o clássico dos clássicos: peixe frito com açaí. Segundo o garçom o prato servia duas pessoas, mas quando chegou, vimos que servia bem mais. Dependendo do apetite, servia 4 pessoas, fácil. Mas pensando bem, quem come peixe frito com açaí, nunca come pouco☺.



Eles também tem caranguejo "toc-toc", outro clássico. Claro que não resisti e pedi, muitos, afinal, sujar a mão pra comer apenas um caranguejo, não rola.



Pedimos outros pratos. Todos com peixe como proteína principal, variando o modo de preparo e seus acompanhamentos. Tudo muito gostoso.

Isca de peixe com molho rosê

Peixe frito com arroz de brócolis e purê de batata

Filhote com arroz paraense e batata sauté 


O restaurante oferece uma variedade de cervejas e outros drinks.

Caipiroska de limão


Os preços não são salgados. No primeiro momento pode parece que um peixe com açaí a mais de 70 reais é muito caro, mas pela quantidade que é servido, acaba ficando na média. Os outros pratos também não estão muito distantes dos valores praticados aqui no continente.

A comida é muito boa, muito boa mesmo. O problema é que o atendimento ficou bem aquém da qualidade culinária do restaurante. Eu fico sempre bem triste quando isso acontece porque perde todo mundo, o cliente e o restaurante. E nem era má vontade do garçom, ele até se esforçava, mas ficou claro que ele estava sobrecarregado e que não tinha treinamento suficiente pra atender. Uma pena.

Por isso vão algumas dicas para que você aproveite ao máximo seu passeio.

Dica 01: Tente não modificar os pratos do cardápio. Eu sei que, às vezes, a gente não gosta desse ou daquele tempero, desse ou daquele outro molho, e acaba customizando nossos pratos, mas isso complicou um pouco o processo no nosso caso. #ficaadica

Dica 02: Se você vai beber cerveja ou outros drinks, não peça ao garçom. No lado direito do restaurante, lá no final, escondido, tem um bar "Pague e pegue", vai lá e pega, é melhor. No lado esquerdo, bem a vista, tem, o bar de drinks, vai lá e pega. #ficaadica

Eu sei que é complicado o cliente ficar fazendo malabarismo pra ser bem atendido, por isso eu estou dando DICAS. Se você não quiser seguir nenhuma delas, não tem problema, os garçons vão lhe atender e se esforçar ao máximo, mas eu não tenho lá muita paciência ☺.



Passamos o dia todo lá, e foi um dia super agradável. Comida gostosa, cerveja gelada e amigos do ♥. Um paraíso logo ali (eu apontando com o beiço e a cabeça).


Endereço: Ilha do Combu
Cartão de crédito: Sim
Facebook: Perfil
Telefone: 91 9624-1772
Funcionamento: Sexta a domingo - 10h às 18h

Nenhum comentário: