domingo, 10 de abril de 2016

Ouronato - Açaí Restô

Tomar açaí é uma arte. Antes do resto do Brasil descobrir o nosso fruto delicioso, essa arte era só nossa. Ela envolve um monte de rituais e crenças: a briga entre farinha d'água e farinha de tapioca, com ou sem açúcar, o sono implacável que acomete o cidadão depois de uma bela tigela de açaí, a "água" do açaí que tem que ser bebida direto da tigela para não dar azia, entre outras. O caso é que, antes das granolas, morangos e bananas, o açaí tinha um ritual muito forte na cultura amazônica.

Quando alguém da região tenta explicar para alguém de fora que o açaí se come com peixe/charque/camarão é difícil de entender. Muitas vezes acontece isso aí:



Não ria... tá bom, pode rir um pouquinho sim ><

Tomar açaí dá trabalho –  se não for aquele com granola e banana, claro! Talvez por isso tenha demorado tanto para termos opções de poder consumir açaí fora de casa. Durante muito tempo, esse foi um hábito totalmente doméstico e privado. Mas, o bom é que, de um tempo pra cá, a coisa tem mudado, vários restaurantes especializados em servir o açaí da forma mais tradicional possível surgiram na cidade. Fomos conhecer um desses restaurantes: o Ouronato – Açaí Restô.



Não se deixe impressionar pelo nome "afrancesado", o lugar é bem paraense, com o melhor do Pará, comida deliciosa. O lugar é especialista em açaí, não adianta ir lá pra tomar um tacacá. O negócio é açaí, e só.

O açaí é vendido em litro, acompanhado sempre de uma chapa, que pode ser de peixe, charque, camarão, ou mista, que vem um pouco de tudo.



Tudo é muito bem apresentado. O açaí vem em jarras, com sua cor única. A chapa vem chiando ainda, liberando um aroma delicioso. As glândulas salivares já começam a trabalhar freneticamente (mesmo agora enquanto esse texto é escrito, elas estão atiçadas) antes mesmo do garçom colocar os pratos na mesa. Pratos não, tigelas. Sim, o açaí é servido em charmosas tigelas, assim a pessoa não coloca tudo junto no prato, igual fez o amigo do vídeo .







Os preços dos pratos são bons, ficam entre 50 e 70 reais. Pode parecer caro, mas, se levar em consideração a quantidade de comida servida, acaba ficando na média. E cara, é açaí! As vezes nem o preço importa, o que vale é a barriga estufada, o dente preto e o sono que bate.

Cabô :(

Endereço: Av. João Paulo II, 1288
Telefone: (91) 3246-7195
Site: Ouronato
Facebook: Página
Funcionamento: Todos os dias, das 11h as 16h
Aceita todos os cartões




Nenhum comentário: