domingo, 8 de janeiro de 2012

Hare Krishna


Comida vegetariana... Não faça cara feia, leitor. Eu sei, eu sei, você foi condicionado a achar que comida vegetariana é ruim ou, no mínimo, sem graça. Mas fique sabendo a comida vegetariana pode ser saborosa e saudável e não se resume a picadinho de soja. A criatividade de quem não come carne é tão desenvolvida quanto a de quem come. Tudo bem, sabemos que esse tipo de culinária é nova aqui em Belém, nem temos muitas opções. Mas isso está mudando. Espero que esse tipo de restaurante consiga um público maior e assim possa se desenvolver, tal como os restaurantes japoneses. Há mais ou menos 18 anos, quando eu comecei a comer iguarias como sushis e sashimis, meus amigos diziam “credo, que é isso?! Peixe cru? Bleh!!!”. E hoje há um sushi bar em cada esquina de Belém. Leitor, deixe de lado os seus preconceitos gastronômicos e agregue mais essa opção de cardápio na sua alimentação. Experimente!


Nesse nosso segundo post sobre comida vegetariana (o primeiro foi o “Mãe Natureza”), trazemos o Govinda, um restaurante muito chamoso, pequeno e aconchegante. O restaurante segue a doutrina hare-krishna, mas não se preocupe, eles não vão tentar convertê-lo enquanto você almoça. A decoração é toda inspirada em motivos indianos. Apesar de ser no centro de Belém, o silêncio no restaurante impera, o que traz uma calma na hora de almoçar. É muito legal.

No Govinda, são servidos “PFs” que incluem suco e sobremesa. O cardápio varia de acordo com o dia da semana. De segunda a quinta, há somente uma opção; às sextas e sábados, duas. 



Nas segundas-feiras, eles oferecem: arroz integral com milho e espinafre; dahl (um tipo de sopa cremosa) de feijão branco com tomates e ervas; kafta; espeto de legumes com molho de iogurte; salada e suco; bolo pavê com calda de damasco e laranja. 


Às terças-feiras: arroz integral com beterraba e jambu; dahl de grão de bico; aborinha recheada com soja; tortinha de milho e queijo; salada e suco e banana caramelada com canela de sobremesa. 


Às quartas: arroz integral colorido com legumes; dahl de feijão rajado com glúten e queijo defumado; tomate recheado com ricota e milho; burguer de soja com purê de batata; salada e suco e torta de maçã de sobremesa. 


Às quintas: arroz integral com gergelin e salsa; Dahl de lentilha com banana e maçã; sabji (refogado de couve-flor e brócolis com massala); croquete de macaxeira com picles de manga verde; salada e suco e de sobremesa tortinha de cupuaçu. 


Às sextas, eles oferecem lasanha e maniçoba vegetariana.

Claro que eu resolvi começar pela maniçoba. Confesso que a curiosidade foi o principal atrativo. Maniçoba sem orelha de porco, sem bucho, sem paio português?!? Não tem como ser gostoso! BEEEENNN!!! Errado! O prato é uma delícia, muito saboroso. O processo de produção é o mesmo da maniçoba tradicional, só que eles usam soja para substituir a textura da carne (o sabor da carne é único, não vá comer soja achando que tem o mesmo gosto de pé de porco). Ao mastigar realmente temos a impressão de comer uma maniçoba tradicional. Mas, além de arroz e maniçoba, o PF é composto por salada tropical, farofa, chips de banana e pudim de iogurte, além do suco - recomendo o suco verde, um mix de suco de limão, couve e suco maracujá, uma delícia. Preciso comentar também sobre a farofa, ela é feita com vegetais e temperada com curry. Nunca pensei em misturar farofa e curry, mas depois que experimentei, com certeza, essa receita vai pro meu caderninho de favoritos.



A maniçoba tem dois pontos negativos, o primeiro é o arroz, ele vem com milho, não combina com a maniçoba. O outro ponto negativo é que eles colocam salsicha vegetal na maniçoba, que além de muito caro, esse ingrediente não agrega nada ao prato, pelo contrário, o sabor de ração do embutido nesse tipo de salsicha é muito forte.

Já fui duas vezes ao Govinda e só comi a maniçoba, mas me arrisco a dizer que, com certeza, os outros pratos são tão deliciosos quanto a maniçoba. Os preços são relativamente baratos, um PF de maniçoba custa 14 reais. No meu caso, não dá pra comer todo dia lá, mas pelo menos umas 3 vezes por semana o orçamento aguenta. Eles aceitam cartões de débito e de crédito.


Endereço: Trav. Padre Prudêncio, 166
Horário de Funcionamento: De segunda à sábado de 11:30 às 15h,
Delivery: Sim. Mas os pedidos tem que ser feitos cedo, até as 10:45.
Cartões: Visa, Martercard
Contato: 3222-2227 / 8890-6916 / 8210-5455
Facebook: Perfil
Site: Restaurante Govinda
twitter: @GovindaRest





Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário: