Se tem uma coisa que eu amo nessa vida, é Belém. Adoro essa cidade. E adoro os lugares que ela me apresenta. Cada cantinho dela oferece uma coisa especial pra conhecer. Os bairros então, nem se fala, cada um é único. Cada conjunto de quarteirões cria uma identidade especial de pertencimento ao cidadão. Eu amo o Marco, pra mim, o melhor bairro de Belém. Mas com alguns outros bairros, eu tenho um carinho todo especial. Um desses bairros, é a Marambaia.
A Marambaia é o berço de muitos amigos do ♥. Amigos de longa data, e amigos recentes. É um bairro populoso, na verdade, a Marambaia é uma cidade dentro de Belém. Formado por um punhado de conjuntos habitacionais, o bairro absorve uma parcela significativa da população da cidade.
A maioria das pessoas sempre se refere ao bairro com carinho. Eles tem seu próprio folclore, com os mitos da Marambaia. A linha de ônibus Médice - Pres. Vargas, que eu nunca vi vazio, ou o Marambaia - Ver-o-peso, que nunca passa, são só alguns exemplos desse folclore.
Estranhou essa pequena ode à Marambaia? Relaxa, eu só quero desmitificar algumas coisas. Por ser um bairro na periferia (pela localização, não pela infraestrutura), as pessoas acham que não existe nada na Marambaia ¬¬. Ok, o bairro já foi sinônimo de lugar bucólico, uma ilha verde na cidade de pedra, mas isso foi lá nos anos 80, desapega cara. Nos últimos 15 anos o bairro passou por um processo acelerado de urbanização. Isso acabou atraindo um mercado de serviços excelente, "tudo tem na Marambaia". O bairro é um paraíso gastronômico, vai desde sopa de caranguejo famosa, a lanches de rua obscuros, tudo deliciosamente caseiro.
Fomos conhecer um desses lugares. O America Hamburgueria.
A proposta do lugar é ser uma hamburgueria diferenciada. Com qualidade de infraestrutura, atendimento e gastronomia. A ideia é: ninguém precisa ir até centro pra comer bem, "aqui é Marambaia, meu amigo!".
E o lugar se garante no que faz. Apresentação do espaço muito boa. Atendimento também bem legal. A garçonete que nos atendeu era super simpática. O atendimento foi rápido e eficiente.
A comida segue o padrão das novas hamburguerias, sabores exclusivos e apresentação especial. É preciso agradar o paladar e os olhos.
Pra começar pedimos uma porção de batata frita como entrada. Muito boa, seguinha, sal na medida certa, mas nada de especial. Pra matar a fome, atacamos os hambúrgueres ("hambúrgueres"...uma das palavras mais estranhas que eu já escrevi). O cardápio segue a ideia do nome do lugar. Todos os sanduíches são nomes de lugares norte-americanos, "Las Vegas", "Texas", etc.
Pra começar pedimos um Texas, carne de hambúrguer, salada e molho barbecue. Tudo na medida, tudo muito bom. Eu acrescentaria um pouco mais de sal na carne, mas é uma questão de gosto. Gostei também (e muito) que a carne veio mal passada. Ou seja, se você gosta de comer ̶c̶a̶r̶v̶ã̶o̶ bem passado, tem que pedir pra garçonete. O hambúrguer é grande, alimenta bem.
Pedimos também um hambúrguer especial, o "Brazilian Day", um hambúrguer com jambu e tucupi. Padrão é o mesmo, tudo muito gostoso e muito bem apresentado, e dá pra sentir mesmo o gosto do jambu, até a dormência na boca.
Claro que não poderia faltar a sobremesa, né? Fomos no clássico... quer dizer, nem tão clássico, Brownie de chocolate com sorvete de tapioca. Muito bom, quase não consigo tirar uma foto, turma voou na sobremesa.
O lugar é bem família, eles tem um espaço para as crianças brincarem e se distraírem. Eles ainda tem um espaço para festas de aniversário, uma espécie de boite, mas ainda não está pronto. O lugar ainda oferece wifi.
Nós demos sorte, fomos no dia da inauguração. Ou seja, o lugar não estava lotado, mas pela localização e pela qualidade, não tarda formarem as filas de espera na porta. Então aproveita, e vai lá conhecer.
Cara, se tu não fores pelo hambúrguer, vai pela Marambaia☺. Tudo tá mudando por lá, mas se tu deres sorte, capaz de encontrares um grupo de senhoras sentadas na porta de casa, conversando. Sim, isso ainda existe ♥
Endereço: Tavares Bastos, 1400
Funcionamento: Terça a Domingo - 18:00 as 23:00h
Facebook: /americahamburgueria
Aceita todos os cartões
Um comentário:
Marambaia, realmente o ponto gastronômico de Belém.
Postar um comentário