quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Casa Camilo

Quando falamos de comida, poucas coisas são tão saborosas quanto a simplicidade. O feijão e o arroz que não me deixam mentir. Nessa vida de food hunter, sempre queremos algo novo, diferente, inovador, e esquecemos o quanto o simples pode ser delicioso. Colocamos uma luneta gastronômica pra ver longe, e muitas vezes deixamos de enxergar as coisas boas que estão bem próximas.

Relaxa, gente, esse não é um texto de auto-ajuda☺, mas entender isso, foi a única explicação que encontrei pra uma falha tão grande quanto a minha, de ter demorado tanto pra conhecer a deliciosa unha de caranguejo da Casa Camilo.




A Casa Camilo é um lugar clássico de Belém. Muita gente já tinha me indicado. E por incrível que pareça, ela fica na esquina de casa - Av. Almirante Barroso com a Travessa Curuzu. Passo pela frente do lugar todos os dias, pelo menos umas duas vezes. E mesmo assim, nunca me dei ao trabalho de entrar e comer uma unha de caranguejo. Falha minha.

O lugar é simples, segue o padrão das antigas "lojas de conveniências de bairros", vende de tudo, de água mineral a cachaça, passando por fósforos e folha de papel almaço (brincadeira... não sei se tem papel almaço na Casa Camilo, mas não duvido que tenha). Tem até uma banca de jogo do bicho, quem quiser fazer uma fezinha enquanto come uma unha de caranguejo, lá é o lugar certo☺. Mesmo sem nunca ter entrado, eu conseguia sentir o clima do lugar. É um daqueles lugares que parecem saídos de algum romance. Todo dia as mesmas pessoas estão lá, todos se conhecem, são amigos, e discutem os mesmos assuntos, geralmente rivalidade futebolística. Sempre tem uma galera tomando uma cerveja ou um rabo de galo. Uma rapaziada auditora de vento, que fica por lá só curtindo o mormaço da tarde e jogando conversa fora (como faz pra entrar nesse clube?☺)




Mas quando o dia vai terminando, essa turma cativa desaparece. O lugar passa a ser tomado por senhorinhas, gente vindo do trabalho e estudantes, todos atraídos pelos salgados do lugar, principalmente a famosa Unha de Caranguejo. Pra quem não é de Belém fica difícil imaginar o que é "Unha de Caranguejo". Pois bem, imagine uma Coxinha, só que recheada com carne de caranguejo ao invés de frango, (limpa a saliva, que tá escorrendo aí amigo).



A casa oferece outros tipos de salgados, como kibe, bolinho de piracuí, risole de camarão, etc. Eu fiquei só com as unhas, não consigo resistir a caranguejo. A casa é tão clássica, que ela oferece uma raridade - Guaraná Garoto na garrafa transparente! Um sabor da infância.



O atendimento é no balcão mesmo. Tudo na descontração. E não se espante se precisar repetir o pedido umas duas vezes, é normal. Quando fui, a casa estava cheia de clientes, tive que esperar um pouco, pois os salgados da estufa tinham acabado, e estavam fritando outros. Que bom, assim o meu salgado veio quentinho. A pessoa responsável pela cozinha entende muito bem do que faz. A unha veio sequinha, quase sem gordura, com a cor perfeita, uma delícia!



Os salgados custam, na média, 5 reais. Não são grandes, tive que comer dois pra satisfazer a fome da tarde. O atendimento fica por conta do vascaíno Seu Nonato, um senhor super simpático e com o sorriso fácil.



E pensar que eu fiquei todo esse tempo com esse tesouro na esquina de casa e nem imaginava... Vou ter que correr atrás desse prejuízo. #partiu abrir uma conta na Casa Camilo.

Endereço: Avenida Almirante Borroso, esquina com a Travessa Curuzu
Telefone: 3246-0160
Funcionamento: Segunda a Sábado - 8h as 18h



segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Gyros Grill

Na última década se criou uma visão caricata do Churrasco Grego. Principalmente porque esse tipo de fast-food caiu nas graças dos comediantes. Em algumas cidades do Brasil, esse tipo de lanche é vendido na rua, super barato, com qualidade e higiene bem duvidosos, ingredientes excelentes pra piadas com comida. O problema é que começamos a ter uma ideia bem destorcida do que é esse lanche delicioso. Pra desmistificar um pouco mais essa ideia caricata, fomos conhecer o Gyros Grill.



O Gyros é uma lanchonete especializada em Kebab - na verdade churrasco grego recebe vários nomes dependendo do país onde ele é preparado, Shawarma e Döner kebab são alguns - inaugurada em dezembro de 2015. Ela fica localizada na Mundurucus com a Rui Barbosa. Um lugar bem charmoso e receptivo.



Pra quem nunca comeu um kebab: basicamente, ele é um espeto giratório “gigante“ de finas fatias de carne que vão assando lentamente. Conforme a carne vai assando, vai se tirando pedaços. Depois essa carne, acompanhada de vegetais e batata frita, vai rechear um pão sírio. No Gyros Grill o sistema é parecido com a “fila“ do Subway. Primeiro tu escolhes o pão, que pode ser integral ou normal, depois escolhes a proteína, no caso do Gyros pode ser bovino ou frango. Em seguida podes acrescentar bacon ou calabresa. Na sequência vem, cebola, tomate, alface e a clássica batata frita. Isso tudo é fechado em forma cônica, embalada com papel. Pronto, agora é só degustar. A casa oferece também molhos diversos.



Comemos os dois sabores. Tudo muito gostoso. A carne bem temperada, os vegetais frescos, e os molhos (produção da casa mesmo) deliciosos. Eles oferecem dois tamanhos diferentes de kebabs, o grande e o pequeno. Ambos são bem servidos, a escolha depende da tua fome.



O lugar é pequeno, com mesas na calçada. Os funcionários são super educados e divertidos. A pegada é fast-food mesmo. Atendimento no balcão.

Os preços variam de 12 a 20 reais, vai depender do tamanho do kebab e dos ingredientes extras que forem acrescentados ao lanche. Preço bem justo para a quantidade e principalmente pela qualidade da comida.


Ps.: Escrevi um texto sobre kebab e não usei em momento algum a expressão “agradar gregos e troianos“, tô de parabéns ><


Endereço: Rua dos Mundurucus, esquina com Travessa Rui Barbosa
Cartão de crédito: Sim
Facebook: Perfil
Telefone: 988362059 / 983100405
Funcionamento: terça a domingo - a partir das 19h