terça-feira, 14 de julho de 2009

Prato Feito

Na escola, faculdade, escola técnica ou qualquer outro curso preparatório, além das matérias básicas do curso, a gente deveria aprender outras coisas bem importantes. Uma matéria bem legal seria o “cotidiano de quem almoça fora de casa”. Comer na rua não é uma coisa que se aprende da noite para o dia, é preciso ter uma técnica pra não acabar se metendo em roubadas diárias. Esse foi um dos motivos que me levaram a criar esse blog.

A primeira solução que a maioria encontra é pedir indicações aos amigos de trabalho.

_Vai nesse por quilo, é bacana, tem um peixinho frito... hum... uma delícia!

_Tu comes muito? Então vai nesse aqui, é self service, tu comes quanto quiseres, é firme!

_Olha... lá na rua de cima tem um PF muito bom... Quando tô sem grana eu como lá.


PF? O que é um PF? Muita gente para aí. Depois de conversar com o melhor amigo e mais experiente na arte de comer fora, a gente descobre que PF significa simplesmente Prato Feito. No meu tempo de estagiário, comia muito PF, uns realmente dignos de uma refeição caseira e alguns outros que eu nem gosto de lembrar. Depois que comecei a trabalhar mesmo e comecei a freqüentar restaurantes melhores, descobri que o PF ganhou um nome mais chique o Prato Executivo.

Hoje,descobri um desses Pratos Executivos de alta qualidade no Restaurante Mr. Fuji Grill. Comida barata e de ótima qualidade. São vários PFs: frango na chapa, frango à milanesa, peixe a milanesa, isca de peixe, filé a milanesa, yakissoba e outros. Comi uma yakissoba, vem muita comida, dá pra dividir com outra pessoa fácil e os dois saem da mesa bem satisfeitos. A comida é muito boa. O frango à milanesa também é muito bem servido. Os outros pratos também devem seguir a mesma linha. O preço então nem se fala! É excelente!Paguei pela minha yakissoba R$ 13, se tivesse ido com outra pessoa que tivesse disposta a dividir o prato minha conta teria sido só R$ 6,50.

O espaço do lugar é muito bom, refrigerado e limpo. Só o atendimento que deixa a desejar, alguns garçons pareciam que estavam com tanto mal humor que até eu fiquei triste, só com a carranca deles.

O Restaurante Mr. Fuji Grill funciona todos os dias para almoço e jantar, no domingo apenas almoço.


end: Avenida Almirante Wandenkolk ,373 - esquina com Rua Jerônimo Pimentel
delivery: não
telefone: 3230-0202
e-mail: não
site: não
orkut: não
twitter: não


Exibir mapa ampliado

Dia de furia

A manhã do sábado foi um presente de Deus aos homens, ela foi feita pra ser dormida, ainda mais depois de uma semana de trabalho cansativa. Pena que os chefes não saibam disso e marquem reuniões nesse horário.

Participei de uma dessas reuniões outro dia e, o pior, como era bem cedo mesmo saí de casa sem tomar o meu café da manhã. Quando estávamos lá pelo penúltimo item da pauta meu estômago resolveu reclamar seu desjejum. Como a reunião foi próxima ao McDonald’s da 14 de março resolvi experimentar o seu tão famoso café da manhã.



Em 1993, assisti a um filme chamado “Dia de Fúria”, com Michael Douglas.Achei o filme muito bom, ele é uma crítica à sociedade, mostra como as relações interpessoais acabam gerando as mais diversas reações nas pessoas. Muita gente na época achou o filme muito caricato, uma hipérbole da realidade, mas, sinceramente, se eu não fosse um cara de paz tinha tido o meu dia de fúria naquele sábado.




Antes de entrar no McDonald’s, passei em frente a uma padaria lotada, a gurizada se acotovelava disputando os salgados com refrigerante. Como eu já tinha me decidido a comer no Mac nem me encantei pelo lugar lotado. Diferente da padaria, o McDonald’s estava deserto, só estávamos eu e os atendentes. Me dirigi até o caixa mais próximo e nem fui notado, as atendentes estavam discutindo por 50 centavos que estavam faltando no caixa. Demorou bem uns três minutos até uma delas me notar e mais dois minutos até me atenderem. Como era a primeira vez que eu fazia o desjejum na lanchonete não estava muito familiarizado com o cardápio, fiz algumas perguntas a minha atendente que me respondia como se estivesse me fazendo um favor, e contra a vontade. Nessa hora um casal parou no drive-in, coitados, se eu demorei a ser notados aqueles dois foram ignorados. Inclusive, depois de um tempo, eu, que já estava incomodado,atentei uma da moças de que o casal esperava lá fora. Depois de me explicar do que se tratavam alguns dos pratos,resolvi por um Sausage Egg Muffin com suco de uva. Depois de berrar o meu pedido lá pra cozinha a atendente voltou pra a discussão dos 50 centavos.O casal no carro?Coitados...

Enquanto isso, alguns outros funcionários ficavam desfilando dos fundos da loja para o balcão, outra fazia a batata frita e gritava com outro alguém lá na chapa, uma bagunça só. Quando finalmente os lanches, meu e do casal, ficaram prontos e eu pensei que o meu sofrimento ia acabar veio a prova da incompetência deles. Como elas não prestaram a mínima atenção nos pedidos, não sabiam qual era qual e eu tive, mais uma vez, que me meter no trabalho alheio e explicar a quem pertencia cada lanche.

Quando eu estava terminando meu desjejum, o lugar começou a receber novos clientes, mas aí eu não prestei mais atenção. No final, saí sem saber se os 50 centavos tinham aparecido ou se o casal finalmente conseguiu comer e me maldizendo por não ter entrado na padaria lotada.


O McDonald’s da 14 de março funciona todos os dias. Mas esse eu não recomendo.

end: Av Gov Magalhães Barata, 44 - Nazaré, Belém - PA, 66040170‎
delivery: sim
telefone: 3224-6775
e-mail: não
site: McDonald
orkut: comunidade
twitter: não


Exibir mapa ampliado

Ventura

Há um tempo fomos para um bota-fora. Nossa amiga foi se aventurar pelo velho mundo. Como em quase todas despedidas, nos reunimos num bar. No caso, o Bar Ventura.

Calma, calma, não vou falar de cerveja, mesmo porque o cardápio do Ventura não oferece um rol muito bom de breja. Vou falar mesmo é da cozinha do bar, um cardápio muito bom, pouco variado, o que não atrapalha em nada, pelo contrário. O fato da cozinha ser especialista em poucos pratos mostra muito a competência do chef.





O cardápio é dividido em categorias: pratos a base de carne, peixe, aves e é claro os tira-gostos. Comemos um delicioso risoto de charque, realmente saboroso. Os ingredientes todos bem fresquinhos, o aroma de azeite de oliva dava ao prato um sabor ainda mais requintado. O charque estava na medida certa do sal, não estava salgado, nem foi lavado exageradamente, o que acaba tirando todo o sabor da carne salgada. Eles ainda jogaram um queijo parmesão ralado, de qualidade, por cima, o calor do arroz derreteu o queijo dando uma liga melhor ao risoto.

O atendimento do lugar é sempre bom, eu pelo menos nunca tive problemas lá. A minha única reclamação era som muito alto. Em alguns momentos era impossível conversar sem fazer saltar as veias do pescoço, mas estávamos no bar sexta feira à noite, nessa reclamação o errado era eu.

Os preços não são muito caros, como vem bastante comida, os pratos podem ser muito bem divididos entre duas pessoas, o que barateia ainda mais. No entanto, as cervejas da noite, os 10% e o couvert deixaram a minha conta um pouco salgada.


O Ventura funciona terça a sábado das 17h às 2h e domingo até 23h. Aceita todos os cartões.

end: Rua Boaventura da Silva ,727 - esquina com Avenida Almirante Wandenkolk
delivery: não
telefone: 3224-1053
e-mail: não
site: Ventura
orkut: comunidade
twitter: não



Exibir mapa ampliado

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Haddock Paraense

Há um tempo recebi um e-mail com sugestão para um post. Veio do Lá em Casa. Não coloquei aqui porque a proposta do blog é provar o lugar e depois comentar. Ontem tive a oportunidade de degustar o prato, me arrependi de não ter seguido o conselho antes.

O prato é delicioso. Tentei descrever o peixe melhor do que eles mesmo, mas não consegui, por isso vou botar na íntegra o e-mail que eles me mandaram.



“Sempre que colocava a gurijuba no seu cardápio, o chef Paulo Martins se decepcionava. 'Não vendia nada, ela é vista como um peixe de quinta categoria', afirma ele. A solução para difundir a gurijuba na mesa de seus clientes tem nome complicado: sucedâneo. 'É como se lia nas latinhas de caviar que não era de verdade', conta aos risos. Pois Martins fez um sucedâneo com sua gurijuba. Cortou a carne, a banhou em urucum e defumou. Nasceu assim o oitavo, e mais novo Prato da Boa Lembrança do Lá em Casa, o 'Haddock Paraense'. 'Brinco que vendo uma falsificação legítima, eu atesto! Foi só mudar o nome que vendeu que nem água.' Pois a 'pirataria gastronômica' de Martins reverberou até no mercado público de Belém. O preço do quilo de gurijuba subiu mais de 100%.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança presenteia os seus clientes com um prato de cerâmica artesanal. Os restaurantes associados têm o compromisso de mudar o prato da Boa Lembrança todo ano, tanto o modelo e desenho, como a receita. A Associação, que foi inspirada na italiana Unione Ristoranti Del Buono Ricordo, tem como objetivo trabalhar a união dos restaurantes de várias partes do país, sem preconceitos de origens e sabores, valorizando a gastronomia nacional e suas regionalidades.”



Eu recomendo degustar o peixe com uma cerpinha bem gelada, e a carteira recheada, porque o valor do prato é bem salgado.

O Lá em casa funciona todos os dias para almoço e jantar no Boulevard Castilho França, galpão 2, Estação das Docas.

end: Boulevard Castilho França, galpão 2 Estação das Docas
delivery: não
telefone: 3212-5588
e-mail: não
site: Lá em casa
orkut: comunidade
twitter: não


Exibir mapa ampliado